Automação Industrial e a Mão de Obra

A automatização de processos industriais vem sendo cada vez mais vista como uma necessidade, sendo olhada como uma forma de reduzir custos e melhorar a produtividade. Por outro lado, os robots substituem a mão de obra humana, trazendo dúvidas a respeito dos impactos que esse avanço tecnológico pode levar.

É válido notar que o uso de robots não é possível em alguns setores industriais, e com isso, a contratação de profissionais é necessária. É o caso dos processos onde a criatividade humana ainda é indispensável, como a construção civil, desenvolvimento de software, design gráfico e outros.

Porém, em processos industriais ainda em fase de automatização, a mão de obra é sempre necessário

Apesar dos robôs dilevar caças básicas, trabalhos como configurar e operar os equipamentos automatizados necessitam de qualificação humana. Assim, criadores e desenvolvedores de instalações são peças-chave nos processos de subistituição da mão de obra por equipamentos programáveis.

O texto acima "Automação Industrial e a Mão de Obra" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.